Saiba o que é a tomografia computadorizada de feixe cônico, suas indicações e benefícios para cada especialidade odontológica.

Desde 1895 quando os Raios X foram descobertos, tivemos várias revoluções na radiologia odontológica e com certeza uma dessas revoluções foi a chegada e adesão da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico em nossos centros. Finalmente foi possível eliminar as limitações das nossas radiografias bidimensionais, como sobreposições, distorções e magnificações. 

Você ainda não está inteirado sobre essa tecnologia? Então vamos começar do começo:

 

O que é a tomografia computadorizada (TC)?

A TC é um método de diagnóstico por imagem que utiliza radiação e permite a obtenção de uma secção do corpo humano tridimensionalmente, como se “fatiássemos” nosso corpo em diferentes planos. Desse modo a TC nos permite avaliar as estruturas em camadas, sem sobreposições, com ótima definição e sem magnificações, inerentes às técnicas utilizadas anteriormente.

 

Há diferenças entre a TC “médica” e a “odontológica”?

Primeiramente, não gosto muito dessa divisão, prefiro utilizar os termos Fan-Beam/ em leque para a dita “médica” (TCFL) e Cone-Beam /Feixe Cônico (TCFC) para a “odontológica”. Utilizo esses termos pois não gosto dessa limitação, temos a possibilidade de utilizar a TCFC para finalidades médicas e vice-e-versa.
Mas respondendo à pergunta inicial, sim, apesar de utilizarmos radiação e obtermos imagens em secções em ambas, são tecnologias completamente diferentes. As dimensões do aparelho, a área de exame, tempo e dose de radiação são distintas. Vou resumir as diferenças principais:

 

TCFL:
• Aparelho mais robusto (e para alguns até claustrofóbico para exames da cabeça e pescoço) que permite exame do corpo todo do paciente através de diversas voltas ao seu redor.
• Maior tempo de exposição e dose de radiação ao paciente.
• Imagem com ótimo contraste entre tecido duro e mole, porém com mais artefatos na presença de materiais metálicos.

 

TCFC:
• Aparelho compacto, onde paciente fica de pé ou sentado, mas que permite apenas exame da região de cabeça e pescoço.
• Tempo de exposição de alguns segundos e dose de radiação até 15x menor
• Imagem indicada para avaliação de tecidos duros como osso e dentes, com baixo contraste com o tecido mole, mas que apresenta menor artefato na presença de metais.

Ou seja, quando se trata da avaliação de tecido duro da região dentomaxilofacial (maioria das indicações na Odontologia), a TCFC apresenta algumas vantagens como a grande capacidade de resolução de imagens tridimensionais com baixa dose de radiação e menor artefato de imagem com objetos metálicos quando comparada a TCFL.

 

Principais Indicações da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico:

 

A aplicação da TCFC encontra-se hoje em dia amplamente introduzida na prática odontológica. Essa tecnologia é usada para diversas especialidades como Cirurgia, Implantodontia, Ortodontia, Endodontia, entre outras. Ela oferece informações tridimensionais importantíssimas que podem fazer diferença desde o diagnóstico ao plano de tratamento. Seguem algumas vantagens da TCFC nas principais especialidades:

 

Implantodontia:

 

>>> Confira no Blog Dental Cremer artigos sobre Implantodontia <<<

 

Cirurgia:

 

Leia também: Tomografia ou Radiografia para avaliação de terceiros molares inferiores

Endodontia:

>>> Confira no Blog Dental Cremer artigos sobre Endodontia <<<

 

Ortodontia:

>>> Confira no Blog Dental Cremer artigos sobre Ortodontia <<<

A TCFC é um método de imagem com inúmeras vantagens, como as supracitadas, com crescente uso na odontologia. Com ela, aumentamos a acurácia dos diagnósticos, planejamento e proservação em diversas especialidades. Entretanto, devemos sempre nos lembrar dos conceitos da ALARA e nos atentar que ela não deve ser considerada uma técnica de substituição aos exames bidimensionais e sim uma modalidade que deve ser utilizada em casos específicos.

A TCFC já provou ser um avanço promissor na radiologia odontológica e é de se prever que a TCFC evolua ainda mais, com novos softwares, algoritmos, sensores, novas funcionalidades etc., o que abrirá um novo leque de possibilidades, além de melhorar e aperfeiçoar essas funções já tão utilizadas. Mal posso o que está por vir, e vocês?

 

Referências:

Garib DG, Raymundo Jr R, Raymundo MV, Raymundo DV, Ferreira SN. Tomografia Computadorizada de feixe cônico (Cone Beam): entendendo este novo método de diagnóstico por imagem com promissora aplicabilidade na Ortodontia. R Dental

Press Ortodon Ortop Facial 139 Maringá, v. 12, n. 2, p. 139-156, mar./abr. 2007

Imada TSN, Fernandes LMPS, Centurion BS, Oliveira-Santos C, Honório HM, Rubira-Bullen IRF. Accessory mental foramina: prevalence, position and diameter assessed by cone-beam computed tomography and digital panoramic radiographs. Clin Oral Impl Res. 2012 Nov; 25(2): 94-9. Doi: https://doi.org/10.1111/clr.12066

Pittayapat P, Bornstein MM, Imada TS, Coucke W, Lambrichts I, Jacobs R. Accuracy of linear measurements using three imaging modalities: two lateral cephalograms and one 3D model from CBCT data. Eur J Orthod. 2015 Apr;37(2):202-8. doi: 10.1093/ejo/cju036. Epub 2014 Aug 26. PMID: 25161199.

Jain S, Choudhary K, Nagi R, Shukla S, Kaur N, Grover D. New evolution of cone-beam computed tomography in dentistry: Combining digital technologies. Imaging Science in Dentistry 2019; 49: 179-90. https://doi.org/10.5624/isd.2019.49.3.179

Correia F, Salgado A. Tomografia computadorizada de feixe cônico e sua aplicação em Medicina Dentaria. REV PORT ESTOMATOL MED DENT CIR MAXILOFAC. 2012; 53(1):47–52

 

Sobre a autora

Profa. Msc. Phd. Thaís Sumie Nozu Imada-Pivetta
@radiologistasonline
• Graduada em Odontologia pela FOB/USP
• Especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP-Centrinho)
• Mestre e Doutora em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP)
• Doutorado Sanduíche na KULeuven (Bélgica)
• Aperfeiçoamento em Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico turma Marcelo Cavalcanti (FUNDECTO-USP)
• Aperfeiçoamento em Tomografia Volumétrica (INDOR)
• Aperfeiçoamento em Odontologia Hospitalar (FOB/USP)
• Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor e Cirurgia Periodontal (APCD-Bauru)
• Professora do Curso de Odontologia da UNIGRAN
• Professora do Curso Tecnólogo em Radiologia UNIGRAN
• Sócia proprietária das clínicas Maxilare-MS
• Gerente operacional equipe de telelaudo Radiologistas Online