A radiologia é uma área que tende a adotar, cada vez mais, tecnologias diversas em seus processos. Isso porque, ela está incluída nas mudanças trazidas pela Quarta Revolução Industrial — que, nesse caso, se traduz na chamada radiologia 4.0. De modo geral, a aposta em inovação tem levado destaque às empresas e as clínicas radiológicas estão incluídas nisso.
Com a busca constante por conforto, segurança e agilidade no atendimento, os pacientes se tornam mais exigentes, buscando por serviços que levem a soluções eficientes. Assim, aqueles que estão à frente, implementando inovações em seus serviços, tendem a conquistar diferenciais competitivos.
Quer saber mais sobre como se preparar e adequar seu negócio às mudanças da radiologia 4.0? Confira este conteúdo!
O que é a radiologia 4.0?
Nos últimos tempos, diversos setores precisaram se modernizar — e com a radiologia não foi diferente. A busca por inovação é um reflexo da transformação digital, que aproximou a entrega de soluções ao mercado do uso da tecnologia. A indústria 4.0 se refere ao uso de conceitos, como Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem e sistemas ciber-físicos nos mais diferentes segmentos.
Nesse sentido, entra a radiologia 4.0, que diz respeito a um movimento da área na direção de processos tecnológicos e automatizados, levando agilidade, eficiência e praticidade aos processos. Consequentemente, tanto os pacientes quanto os profissionais passam a contar com vantagens em seu dia a dia. Maior produtividade, acesso simplificado à informação e a oferta de uma experiência aprimorada ao paciente são alguns exemplos disso.
Como a radiologia 4.0 funciona?
Em termos práticos, a radiologia 4.0 atua por meio da inovação, ao agregar modernizações a processos cotidianos diversos — desde o atendimento até a emissão de laudos Ao fazer isso, a clínica passa a maximizar a entrega de ferramentas tecnológicas a toda a equipe. Desse modo, o processo produtivo se torna mais fluido e simples.
Além disso, a implementação das facilidades trazidas por soluções inovadoras impacta diretamente os pacientes. Isso porque, eles passam a contar com consultas mais confortáveis, ágeis e objetivas. Assim, podem solucionar seus problemas com maior eficiência.
Algumas das principais ferramentas usadas na radiologia 4.0 incluem:
- sistemas web e desktop de produção, impressão e distribuição de documentações e exames radiológicos;
- softwares que permitem a realização de laudos e traçados digitais;
- captura e edição de imagens digitais por meio da integração com câmeras e aparelhos de raio-x;
- sincronização em nuvem;
- cefalometria computadorizada e inteligência artificial para marcação de análises;
- modelos digitais 3D e muito mais…
Quais são as vantagens da radiologia 4.0?
Alguns benefícios da adoção das tecnologias certas já foram citados. Mas os profissionais da área podem garantir vantagens diversas ao se adequarem às mudanças necessárias. Assim, são capazes de estender esses diferenciais aos pacientes, garantindo os melhores resultados possíveis. Entenda!
Ferramentas e dispositivos digitais
A digitalização dos processos é uma tendência alimentada pela transformação digital. Ela diz respeito à prática de integrar a tecnologia em todos os processos da empresa. Sendo assim, é possível perceber que ela anda de mãos dadas com o conceito de radiologia 4.0.
Ainda, ao digitalizar as ferramentas e dispositivos, as tarefas manuais e repetitivas passam a ser ágeis e simples de serem executadas. Isso libera espaço e tempo para toda a equipe, que pode começar a focar em aspectos fundamentais à saúde do negócio, como o atendimento e a organização dos dados dos pacientes.
Contribuição para o atendimento humanizado
Nos últimos tempos, o termo “satisfação do consumidor” tem dominado os mercados. Ele indica a importância de centralizar o cliente durante a entrega de qualquer produto ou serviço, levando a ele o que ele espera — e até mais. Ainda que muitos profissionais não foquem essa temática em seu dia a dia, ofertar uma experiência confortável, segura e eficiente durante o atendimento radiológico pode fazer a diferença.
Por meio do uso das ferramentas certas, os pacientes deixam de encarar a ida à clínica de um modo tenso e passam a olhá-la como uma forma segura e eficiente de cuidarem de sua saúde. Tudo isso é amparado, logicamente, pela escuta ativa do radiologista, da organização e na atenção dada por parte do time de atendimento , além da entrega de soluções ágeis.
Como se preparar para o futuro da área?
A tecnologia está presente há anos na radiologia. Mas hoje ela se mostra mais do que uma ferramenta usada no amparo dos profissionais. Assim, é preciso encará-la como um suporte para tornar a entrega de soluções aos pacientes mais simples, rápida e eficaz. Nessa hora, é preciso ficar atento às mudanças trazidas pela transformação digital. Além disso, é fundamental entender as demandas específicas do negócio e ouvir as necessidades dos pacientes.
A Radio Memory pode ajudar nessa adequação às mudanças da radiologia 4.0. Inclusive, ela é parceira de longa data da ABRO, e pioneira no desenvolvimento de muitas das tecnologias que hoje são comumente encontradas em diversas clínicas radiológicas.
Assim, para garantir os diferenciais e vantagens citadas, conte com softwares e sistemas automatizados de ponta e que oferecem soluções completas ao negócio. Entre em contato e saiba quais ferramentas estão disponíveis para inovar e trazer mais resultados para sua clínica!