A transformação digital foi declarada a maior mudança para a indústria odontológica no século passado. Previsivelmente, esta transformação trouxe consigo muitos desafios aos dentistas. Com o advento das tecnologias digitais, houve uma mudança fundamental na forma como buscamos, recebemos e administramos os cuidados ao paciente. Dos prontuários digitais, passando pelo marketing digital e indo até as tecnologias para atendimento como o escaneamento intraoral, o futuro da odontologia está na transformação digital.

O que é transformação digital?

A transformação digital é o processo pelo qual as práticas tradicionais em indústrias, como a odontologia, estão sendo trazidas para a era digital. Este processo ocorre tanto dentro do consultório quanto na sociedade em geral. Ele engloba a adaptação de modelos de negócios e a prestação de serviços para incorporar as tecnologias digitais na gestão da prática.

A transformação digital pode ser pensada como um termo guarda-chuva para uma série de diferentes atividades e tecnologias que estão sendo usadas para transformar as práticas de relacionamento e a forma como os dentistas conduzem suas práticas clinicas Essas atividades e tecnologias visam melhorar a maneira como os dentistas fazem negócios, ao mesmo tempo em que melhoram a experiência e os resultados para os pacientes.

Por que ser agente da transformação digital é importante?

Em 2017, 80% da população mundial tinha acesso à Internet – um fato que torna a transformação digital essencial para os negócios modernos. A odontologia não é imune ao fenômeno da transformação digital.

À medida que o mundo se torna mais conectado, a demanda por serviços está crescendo. Este crescimento pode ser atribuído às tendências sociais e às mudanças demográficas, incluindo uma crescente população idosa, que está procurando cuidados odontológicos de forma digital. Prevê-se que até 2025, metade da população mundial terá 65 anos ou mais de idade.

Em resposta, as práticas odontológicas e os prestadores de serviços de saúde são obrigados a se adaptar. Dos efeitos da transformação digital, os mais importantes estão relacionados à agilidade dos negócios e à melhoria da prestação de cuidados.

Como a transformação digital está sendo alcançada?

Quando se trata de transformação digital, os dentistas não são diferentes de qualquer outro negócio. Eles devem adaptar-se às novas exigências de seus pacientes, e às novas exigências do mundo dos negócios. Para fazer isto, os dentistas estão implementando tecnologias e melhores práticas que são dignas de nota por sua eficácia e facilidade de uso. Exemplos de tecnologias que os dentistas estão usando para transformar sua prática clínica incluem o
escaneamento Intraoral, tomografias dentais e softwares de planejamento. Há também tecnologias que simplificam as operações e melhoram a experiência do paciente, tais como sistemas de fluxo de trabalho digital que permitem aos dentistas rastrear os pacientes, visualizar seus arquivos e gerenciar as consultas, tudo em um só lugar.

Atualize-se e colabore!

Com a transformação digital, sua clínica pode oferecer aos pacientes uma experiência digital, permitindo-lhes reservar facilmente atendimento, agendar consultas e acessar informações e ter atendimento mais confortável e rápido.

Este é um momento emocionante para se estar na odontologia, e o futuro da odontologia é brilhante.

Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias nos negócios e na prática clínica, participando regularmente de conferências e fazendo networking com outros dentistas. Ao trabalharem juntos, os dentistas podem se beneficiar dos pontos fortes uns dos outros e ajudar uns aos outros a resolver problemas comuns com TODA tecnologia disponível pra isso.

Thiago Pastor
Odonto.I
Nova Home • Odonto.i Diagnósticos – Radiografia e Tomografia Dental. (odontoi.com.br)