Pesquisa da UFS publicada na National Library of Medicine analisa confiabilidade e eficiência do CEFBOT, componente que utiliza inteligência artificial para marcação de pontos cefalométricos

Pioneira no segmento de radiologia odontológica digital, a Radio Memory sempre se preocupou em trazer soluções práticas e tecnológicas para seu público.

Desde a sua fundação, em 1992, diversos serviços foram desenvolvidos. Consequentemente, a empresa conquistou reconhecimento nacional e internacional, sendo líder absoluta de mercado.

Com grande respaldo no meio científico e acadêmico, a Radio Memory conta com mais de 100 instituições parceiras. Juntas, elas atuam no apoio e desenvolvimento de pesquisas junto à graduação, especialização, mestrado e doutorado, no Brasil e no exterior.

Algumas das tecnologias desenvolvidas pela empresa, como o iDoc, o Studio 3 e seus componentes, que utilizam Inteligência Artificial, servem como objeto de estudo, sendo testadas e validadas por profissionais da área de Odontologia.

Basta pesquisar por “radiocef” ou “radio memory” no Google Acadêmico para encontrar dezenas de teses que referenciam as criações da empresa.

Assistentes Inteligentes para o Radiologista

Dentre os recentes avanços que automatizaram ações recorrentes no dia-a-dia das clínicas de radiologia/odontologia, podemos citar o CEFBOT, componente que conta com recursos de Inteligência Artificial.

O software permite que diversas análises cefalométricas, de modelo e até cervicais, sejam feitas com apenas um clique, localizando os pontos cefalométricos em segundos nos exames de telerradiologia.

Com dados coletados durante anos, o Módulo I.A foi pensado na morfologia da radiologia odontológica brasileira, respeitando as normas da LGPD e estando sempre em conformidade com os órgãos de vigilância sanitária.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre o CEFBOT foi publicada internacionalmente. Neste estudo, os 66 pontos de referência e as dez medidas lineares e angulares selecionadas da análise de Arnett foram identificados em cada radiografia por um examinador humano treinado e pelo CEFBOT.

Para ambos os métodos, as anotações e medições dos pontos de referência foram duplicadas com um intervalo de 15 dias entre as medições e o coeficiente de correlação intraclasse (ICC) foi calculado para determinar a confiabilidade. As medições realizadas pelo examinador humano e pelo CEFBOT não foram estatisticamente diferentes.

Como resultado, o CEFBOT foi reconhecido como uma ferramenta promissora para o aprimoramento das capacidades de Radiologistas humanos, comprovando a sua eficácia.

Comprove você mesmo

A Radio Memory sempre foi pioneira em pesquisa e desenvolvimento. Com mais de 2 mil radiologistas assinantes e 80 mil dentistas usuários do iDoc, é inegável que hoje a empresa é a mais recomendada neste segmento.

Mas nada disso seria possível sem os profissionais que são apaixonados e engajados em transformar positivamente a Radiologia Odontológica.

Seja uma autoridade quando o assunto for I.A na Odontologia.

Se você é radiologista no Brasil e ainda não está atualizado em Inteligência Artificial, saiba que, além do CEFBOT, a Radio Memory é referência na criação e desenvolvimento de diversos outros recursos inteligentes.

Veja como a radiologia está se desenvolvendo. Solicite um contato e conheça a verdadeira Inteligência Artificial na prática.