A ABRO foi fundada no dia 21 de julho de 1966, na 1ª reunião de professores de Radiologia Odontológica, realizada em São Paulo, no auditório da Fundação Armando Álvares Penteado, coordenada pelo Professor Arão Rumel (SP) e secretaria da pelo Professor José Edu Rosa (SC). Na ocasião, o grupo que estudou a criação desta entidade, teve como relator o Professor Murillo José Nunes de Abreu.

Nesta reunião estavam presentes 57 professores representando 23 Faculdades de Odontologia, todos considerados sócios fundadores.

A diretoria provisória, encarregada de estruturar a ABRO, foi constituída pelos professores: Arão Rumel, Icléo Faria e Souza, Luiz Casati Alvares, Edgard de Freitas, Ataliba Moreira, Manoel Carneiro da Cunha e Murillo José Nunes de Abreu.

Em julho de 1968, na cidade de Belo Horizonte, foi eleita a 1ª Diretoria da ABRO, assim constituída: Conselho Administrativo – Presidente : Arão Rumel; Secretario Geral: Aguinaldo de Freitas; 1º Secretário : Roberto Nicodemo; Tesoureiro Geral : Alfeu Eloi Bari; Vice-Presidente da Região Norte : Joaquim Borges de Carvalho (Pará); Vice-Presidente da Região Sudeste : Antônio Lourenço (Rio de Janeiro); Vice-Presidente da Região Centro-Oeste : Edson de Almeida e Silva (Goiás) e Vice-Presidente da Região Sul : Icléo Faria e Souza. Conselho Científico: Jerônimo Pinheiro; Pedro Luiz D. Viana; Ataliba Moreira; Luiz Casati Alvares e Silvio Paleta Lage. Conselho Fiscal: Espedito de Oliveira; Germano Tabacof; Murilo José Nunes de Abreu; José Edu Rosa; José Roberto Tamburus e Plínio Lourosa. Esta diretoria dirigiu a ABRO até julho de 1973, ocasião em que foi eleita a 2ª Diretoria para o período de 73/75, tendo como seu Presidente o Professor Icléo Faria e Souza, o que motivou a transferência de sua sede para a cidade de Porto Alegre. As diretorias posteriores tiveram como presidentes: Aguinaldo de Freitas (SP) – 1975/1978, José Edu Rosa (SC) – 1978/1981. Luiz Casati Alvares (Baurú-SP) – 1981/1984, Aguinaldo de Freitas (SP) – 1984/1988, Wilson Denis Martins (PR) – 1988/1991, Delmo Tavares (SC) – 1991/1994, Edemir Costa – 1994/1997, Fernando Fonseca (MG) – 1998 /2001,  José Ribamar de Azevedo (DF) – 2001/2004, Frab Noberto Boscolo (SP) – 2004/2007.

A ABRO teve um papel preponderante no desenvolvimento da Radiologia Odontológica Brasileira, principalmente na área do ensino. Até 1966, pouquíssimas Escolas tinham disciplina específica da Radiologia, sendo seu ensino ministrado nos conteúdos programáticos de outras disciplinas. As primeiras experiências didáticas foram trocadas em encontros da ABRO e daí, resultou o grande crescimento da Radiologia Odontológica no país.

Inicialmente, a ABRO foi uma entidade formada basicamente de professores, mas, ao longo de sua história, tornou-se uma associação de radiologistas e outros especialistas com interesse na Radiologia, como se configura hoje.

Apesar de ter sido fundada em 1966, e implantada em 1968, somente no ano de 1976, realizou-se a primeira manifestação científica – 1ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica – realizada em São Paulo, de 10 a 12 de Dezembro de 1976, sob a Presidência do Dr. Aguinaldo de Freitas. Na ocasião, foi conferido aos sócios Arão Rumel e Icléo Faria e Souza o título de Sócio Honorário e de Sócio Benemérito ao Sr. Aldenor Salgado da Kodak do Brasil. A 2ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica Também foi realizada na cidade de São Paulo, sob a Presidência do Dr. Aguinaldo de Freitas, de 24 a 28 de julho de 1978. Na oportunidade, além do Curso Internacional ministrado pelo Prof. Albert G. Richards – da Universidade de Michigan (USA) – foram agraciados com o título de Sócio Honorário os Drs. Aguinaldo de Freitas e Albert G. Richards. Foi, também, conferido ao Prof. Icléo Faria e Souza a medalha de Mérito Wilhelm Konrad Röntgen. Nesta Jornada foi eleito o Conselho Administrativo da ABRO para a gestão 1978/1981, tendo como Presidente o Prof. José Edú Rosa.

A 3ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica aconteceu em Curitiba (PR), de 15 a 17 de janeiro de 1981. Teve como Presidente o Dr. Ataliba Moreira e como destaque no evento foi ministrado o Curso Internacional de Prof. Manson-Hing (USA), realizada a eleição do Conselho Administrativo para a gestão 1981/1984 (sob a presidência do Dr. Luiz Casati Alvares) e a outorga da Medalha de Mérito Científico “Prof. Dr. Arão Rumel” ao Dr. Jairo Conde Jagaib. Atendendo as normas para outorga da referida comenda, foram também agraciados os Ex-Presidentes Dr. Aguinaldo de Freitas, Icléo de Freitas e Souza e José Edú Rosa.

Em fevereiro de 1983, foi realizada, em Baurú, sob a coordenação do Prof. Luiz Casati Alvares, o que seria a 4ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. No entanto, por engano, a mesma foi considerada a 3ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica.

De 30 a 31 de janeiro de 1987, sob a Presidência do Dr. Aguinaldo de Freitas, realizou-se em São Paulo a 4ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. Os destaques da Jornada foram os Cursos de Atualização em Interpretação Radiográfica – ministrado pelo Prof. Dr. Luis Alfaro de Lira, da Universidade do Chile – e a outorga dos Títulos de Sócios Beneméritos aos Srs. Armando Runje (in memorian) e Osamu Kimura da J. Morita Corporation.

Em setembro de 1989, na cidade de Curitiba, sob a presidência do Dr. Wilson Denis Martins, foi realizada a 5ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. Neste Evento, foi homenageado o Dr. Icléo Faria e Souza, dando nome a Jornada, tendo em vista o seu falecimento.

A 6ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica foi realizada em agosto de 1991. Teve como coordenador o Dr. José Ribamar de Azevedo e o destaque foi a presença do Secretário da IADMFR – Dr. Robert P. Langlais (USA), responsável pela ministração do curso internacional.

Em 1992 o Nordeste marcou presença realizando a 7ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica no mês de agosto, na cidade de João Pessoa (PB). Seu presidente foi o Dr. Espedito de Oliveira com o apoio irrestrito do Dr. Washington Miguel Soares Pessoa. Nessa Jornada, que levou o nome do Dr. Ageu de Aquino Sales, esteve presente o Prof. Ricardo F. Luberti (Argentina) ministrando o Curso de Patologia Radiográfica. Como parte da sessão solene de abertura, esteve reunida a Academia Paraibana de Odontologia a qual concedeu o título de Acadêmico Honorário ao Prof. Edrízio Barbosa Pinto, um líder da odontologia nordestina e brasileira.

A 8ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica ocorreu na cidade de Fortaleza, no mês de junho de 1994 e que teve como presidente o Dr. Manoel Perboyre Gomes Castelo. Além da eleição do Conselho Administrativo para o triênio 1994/1997, essa Jornada teve dois fatos de destaque: O lançamento do livro sobre Leis, Decretos, Resoluções e Normas de Radiologia, publicado pela ABRO e organizado pelo Prof. José Edú Rosa e o lançamento no Brasil do filme EKTA-SPEED PLUS da Kodak, com a presença do Prof. Kennety Abramovitch (USA) e dos Srs. Christian e João Albino Nunes de Souza – representantes da Kodak para a América Latina e para o Brasil.

A 9ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica – conforme decisão da Assembléia Geral da Entidade – ocorreu na cidade de Salvador (BA), sob a presidência do Dr. Paulo Sérgio Campos Flores.

Quando da reunião de fundação da ABRO, já se cogitava a realização do 1º Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica. Era a busca de um evento maior que permitisse além da participação de radiologistas, a participação também de profissionais de outras áreas afins da Radiologia.

Na gestão do Prof. Delmo Tavares, ficou então definido que além das Jornadas, evento de integração da Radiologia, de três em três anos serão realizados os Congressos Brasileiros.

Assim, após 27 anos, em abril de 1993, foi realizado, em Florianópolis, sede da ABRO, o 1º Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica, presidido pelo Prof. Delmo Tavares e teve dentre outras atividades científicas, a realização de oito Cursos, dos quais dois foram internacionais: Interpretação de Patologia dos Maxilares centrada em Métodos Modernos – Prof. Robert P. Langlais (USA) e Radiologia : Densidade Óssea, Imagem Digitalizada, Isótopos – Prof. Noykura Takenori (Japão).

Nesta ocasião, foram concedidas as seguintes honrarias : Medalha Roentgen e Prêmio Kodak, conferidos ao Dr. José Roberto Tamburús (Ribeirão Preto); Medalha Arão Rumel – concedida aos Drs. Wilson Denis Martins (PR), Elismauro F. Mendonça (GO), Leonidas de Freitas (SP) e Nilza Pereira da Costa (RS); Medalha do Presidente – entregue aos ex-presidentes Luiz Casati Alvares (SP), José Edú Rosa (SC), Wilson Denis Martins (PR) e Delmo Tavares (SC).

Em novembro de 1995, foi realizado o 2º Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica na cidade de Vitória (ES), sob a presidência do Dr. João Luiz Mattos Gonçalves. Nesta oportunidade foi comemorado o centenário da descoberta dos Raios X.