Histórico

Ainda sob a presidência do Dr. Mauricio Barriviera, a 23ª Jornada da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem foi realizada em Ribeirão Preto – SP. O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de agosto de 2023 no Centro de Eventos Ribeirão Shopping. O espaço é um dos mais modernos centros de eventos do Brasil. Mais uma vez, toda parte social foi realizada no próprio espaço destinado ao evento científico e comercial.

2023
Foi realizado em Goiânia-GO, entre os dias 26 e 28 de outubro de 2022 o Congresso da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem (CONABRO) sob a presidência do Dr. Mauricio Barriviera. O CONABRO foi elaborado com o desejo de reencontrar. Seus pilares foram desenvolvidos com o intuito de fortalecer os laços entre as três bases: pessoas, ciência e tecnologia. Nesta edição do CONABRO, toda parte social passou a ser realizada no próprio espaço destinado ao evento científico e comercial.
2022

Realizado o CONABRO em São Paulo, sob a presidência da Dra. Mychelle.

2019

Em 2017, Curitiba sediou a XXI Jornada da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica, com o tema “Novas tendências em ciência e tecnologia”. O evento foi um sucesso de público, trazendo professores especialistas de todo o Brasil e de outros países, e batendo recorde de inscrições de trabalhos científicos. Os destaques internacionais foram as palestras do Dr. Juan Carlos A. Valdez e a Dra. Lidia Yavich. A organização do evento foi presidida pela Dra. Paula de Moura.

2017

No final de outubro de 2015, aconteceu em São Paulo/SP a XX Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica, em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) e Associação Brasileira de Cirurgião-Dentista (ABCD). A base dos assuntos abordados pelos palestrantes foi a busca da inovação com tecnologia e a sua aplicabilidade clínica. Pela primeira vez na ABRO houve um esquema de um único curso por hora, e por isso os participantes não precisaram optar por cursos em um programa com horários conflitantes. Outro ponto foi a demonstração do uso da tecnologia CAD/CAM em diferentes especialidades. A presidente foi Marlene Fenyo Pereira.

2015

A XIX Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica sediada em 2014 na Capital Capixaba, Vitória/ES, presidida por Márcia Gabriella de Barros teve um grande marco com o pré evento organizado em parceria com a SEBRAE Vitória/ES com foco no legislação e na gestão de clínicas.

2014

Em Foz do Iguaçu/PR, 2012, a XVIII Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica foi realizada sob a presidência de Fernando Henrique Westphalen.

2012

Viviane Almeida Sarmento presidiu a XVII Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica,no ano de 2011, na Praia do Forte/BA.

2011

O Rio de Janeiro/RJ, em 2008 recebeu a XV Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica e a presidente foi Claudia Torres Coscarelli.

2008

A XVI Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica, em 2007, sob a presidência de Flávio Manzzi foi realizada na cidade de Ouro Preto/MG.

2007

Em 2005, Araxá/MG , Marco Antônio de Paula Duarte exerceu a presidência da 14ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica.

2005

Em Armação dos Búzios/RJ, ano de 2002, ocupando a função de presidente, Maria Lúcia Paes Barbosa Freire organizou a 12ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. Pela primeira vez o turno do evento alterou para a partir das 14 horas.

2002

A 11ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica,na mudança para o Século XXI, no ano de 2000 foi sediado em Passo Fundo/RS sob a presidência de Mateus Ericson Flores.

2000

No ano de 1999, a 10ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica em Maceió/AL foi presidida por Silvia Cábus.

1999

A 9ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica e o I Encontro Latino-Americano – conforme decisão da Assembleia Geral da Entidade – ocorreu na cidade de Salvador (BA), sob a presidência do Dr. Paulo Sérgio Campos Flores.

1996

A 8ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica ocorreu na cidade de Fortaleza, no mês de junho de 1994, e teve como presidente o Dr. Manoel Perboyre Gomes Castelo. Além da eleição do Conselho Administrativo para o triênio 1994/1997, o evento teve dois fatos de destaque: O lançamento do livro sobre Leis, Decretos, Resoluções e Normas de Radiologia, publicado pela ABRO e organizado pelo Prof. José Edú Rosa, e o lançamento no Brasil do filme EKTA-SPEED PLUS da Kodak, com a presença do Prof. Kennety Abramovitch (USA) e dos Srs. Christian e João Albino Nunes de Souza – representantes da Kodak para a América Latina e para o Brasil.

1994

Em 1992 o Nordeste marcou presença, com a realização da a 7ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica, no mês de agosto, na cidade de João Pessoa (PB). Seu presidente foi o Dr. Espedito de Oliveira com o apoio irrestrito do Dr. Washington Miguel Soares Pessoa. Neste evento, que levou o nome do Dr. Ageu de Aquino Sales, esteve presente o Prof. Ricardo F. Luberti (Argentina), ministrando o Curso de Patologia Radiográfica. Como parte da sessão solene de abertura, esteve reunida a Academia Paraibana de Odontologia, a qual concedeu o título de Acadêmico Honorário ao Prof. Edrízio Barbosa Pinto, um líder da odontologia nordestina e brasileira.

1992

A 6ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica foi realizada em agosto de 1991. Teve como coordenador o Dr. José Ribamar de Azevedo e o destaque foi a presença do secretário da IADMFR, Dr. Robert P. Langlais (USA), responsável por ministrar o curso internacional.

1991

Em setembro de 1989, na cidade de Curitiba, sob a presidência do Dr. Wilson Denis Martins, foi realizada a 5ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. Neste evento, foi homenageado o Dr. Icléo Faria e Souza, dando nome à Jornada, tendo em vista o seu falecimento.

1989

De 30 a 31 de janeiro de 1987, sob a Presidência do Dr. Aguinaldo de Freitas, realizou-se em São Paulo a 4ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. Os destaques do evento foram os Cursos de Atualização em Interpretação Radiográfica – ministrado pelo Prof. Dr. Luis Alfaro de Lira, da Universidade do Chile – e a outorga dos títulos de Sócios Beneméritos aos Srs. Armando Runje e Osamu Kimura da J. Morita Corporation.

1987

Em fevereiro de 1983, foi realizada, em Bauru, sob a coordenação do Prof. Luiz Casati Alvares, o que seria a 4ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. No entanto, por engano, a mesma foi considerada a 3ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica.

1983

A 3ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica aconteceu em Curitiba (PR), de 15 a 17 de janeiro de 1981. Teve como presidente o Dr. Ataliba Moreira, e o destaque do evento foi o curso internacional ministrado pelo Prof. Manson-Hing (USA). Foi realizada a eleição do Conselho Administrativo para a gestão 1981/1984 (sob a presidência do Dr. Luiz Casati Alvares) e a outorga da Medalha de Mérito Científico “Prof. Dr. Arão Rumel” ao Dr. Jairo Conde Jagaib. Atendendo às normas para outorga da referida comenda, foram também agraciados os Ex-Presidentes Dr. Aguinaldo de Freitas, Icléo de Freitas e Souza e José Edú Rosa.

1981

A 2ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica também foi realizada na cidade de São Paulo, sob a presidência do Dr. Aguinaldo de Freitas, de 24 a 28 de julho de 1978. Na oportunidade, além do curso internacional ministrado pelo Prof. Albert G. Richards – da Universidade de Michigan (USA) – foram agraciados com o título de Sócio Honorário os Drs. Aguinaldo de Freitas e Albert G. Richards. Foi também conferido ao Prof. Icléo Faria e Souza a medalha de honra ao mérito Wilhelm Konrad Röntgen. Neste evento foi eleito o Conselho Administrativo da ABRO para a gestão 1978/1981, tendo como presidente o Prof. José Edú Rosa.

1978

No ano de 1976, realizou-se a primeira manifestação científica da ABRO, a 1ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica – realizada em São Paulo, de 10 a 12 de Dezembro de 1976, sob a Presidência do Dr. Aguinaldo de Freitas. Na ocasião, foram conferidos aos sócios Arão Rumel e Icléo Faria e Souza os títulos de Sócio Honorário e de Sócio Benemérito ao Sr. Aldenor Salgado, da Kodak do Brasil.

1976
Julho 1973

2ª Diretoria

Eleita a 2ª diretoria para o período de 73/75, tendo como seu Presidente o Professor Icléo Faria e Souza, o que motivou a transferência de sua sede para a cidade de Porto Alegre.

Julho 1973
Julho 1968

1ª Diretoria

Em julho de 1968, na cidade de Belo Horizonte, foi eleita a 1ª Diretoria da ABRO, assim constituída:

  • Conselho Administrativo – Presidente: Arão Rumel; Secretário Geral: Aguinaldo de Freitas;
  • 1º Secretário : Roberto Nicodemo
  • Tesoureiro Geral: Alfeu Eloi Bari
  • Vice-Presidente da Região Norte: Joaquim Borges de Carvalho (Pará);
  • Vice-Presidente da Região Sudeste: Antônio Lourenço (Rio de Janeiro);
  • Vice-Presidente da Região Centro-Oeste: Edson de Almeida e Silva (Goiás)
  • Vice-Presidente da Região Sul: Icléo Faria e Souza.
  • Conselho Científico: Jerônimo Pinheiro; Pedro Luiz D. Viana; Ataliba Moreira; Luiz Casati Alvares e Silvio Paleta Lage
  • Conselho Fiscal: Espedito de Oliveira; Germano Tabacof; Murilo José Nunes de Abreu; José Edu Rosa; José Roberto Tamburus e Plínio Lourosa.
Julho 1968
21 de julho de 1966

Fundação

A ABRO foi fundada no dia 21 de julho de 1966, na 1ª reunião de professores de Radiologia Odontológica, realizada em São Paulo, no auditório da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), coordenada pelo Professor Arão Rumel (SP) e secretariada pelo Professor José Edu Rosa (SC). Na ocasião, o grupo que estudou a criação desta entidade teve como relator o Professor Murillo José Nunes de Abreu.

Nesta reunião estavam presentes 57 professores, representando 23 faculdades de Odontologia, todos considerados sócios fundadores.

A diretoria provisória encarregada de estruturar a ABRO foi constituída pelos professores Arão Rumel, Icléo Faria e Souza, Luiz Casati Alvares, Edgard de Freitas, Ataliba Moreira, Manoel Carneiro da Cunha e Murillo José Nunes de Abreu.

21 de julho de 1966
Localização

Av. Pres. Vargas, 1265 CJ 612 – Jardim América
Ribeirão Preto – SP  CEP 14020-273

Telefones