As recentes mudanças provocadas pela revolução tecnológica impactaram diretamente as práticas da radiologia odontológica. A chamada radiologia 4.0, ou radiologia digital, trouxe uma série de benefícios para os profissionais dessa área.

Consequentemente, alguns padrões antes adotados se tornaram obsoletos e ultrapassados, como o uso de papéis e traçados manuais. Continue lendo este artigo e conheça os benefícios que a cultura digital pode trazer para sua empresa

Em um fluxo tradicional o paciente começa a realizar o exame e, logo em seguida, é feita a impressão e triagem de entrega. O cirurgião-dentista então analisa o exame, após tê-lo recebido na recepção.

Benefícios no armazenamento seguro

Já na radiologia 4.0, tudo é feito de forma automatizada e segura. Contando com uma plataforma digital, como o iDoc, os exames são distribuídos e armazenados de forma confiável na nuvem, para o cirurgião-dentista analisar a qualquer hora que quiser.

Esse processo elimina a necessidade de vastos arquivos e pastas, uso de filmes e papéis, permitindo ganhos em uma série de recursos interativos para manipulação de imagens e exames, modelos digitais, sobreposições, pedidos de exame e anamneses.

Outro ponto otimizado nessa “nova era” é o cuidado com a segurança dos exames, que ganhou ainda mais importância com a recente implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Benefícios na distribuição

Segundo o Código de Ética Odontológica (CEO), o profissional deve elaborar e manter atualizado e legível os seus prontuários, podendo estes serem adotados em modelos eletrônicos. Essa possibilidade traz uma segurança extra para as práticas da radiologia digital, pois, dessa forma, apenas o paciente e profissionais diretamente envolvidos no diagnóstico têm acesso ao exame, que estará criptografado e armazenado para sempre na nuvem, em conformidade com os órgãos de vigilância sanitária e a LGPD.

Benefícios para o meio ambiente

Não menos importante, os avanços proporcionados pela radiologia digital ajudam na preservação do meio ambiente, à medida que acarretam na diminuição da produção de materiais físicos e consequentemente no eventual descarte destes. Ser um profissional eco-responsável pode te diferenciar em um mercado onde os pacientes estão procurando cada vez mais soluções tecnológicas, sustentáveis e práticas.

Benefícios para a sociedade

Além disso, a pandemia da COVID-19 trouxe desafios aos profissionais e necessidade de adaptarem seus serviços. Com o distanciamento social, evitar o contato desnecessário se tornou uma das principais medidas de proteção contra a doença. Com isso, a cultura digital se tornou uma grande aliada, pois o gerenciamento e distribuição remota das atividades diminui a necessidade de contato físico entre cirurgiões-dentistas, radiologistas, pacientes, recepcionistas, entregadores, em uma consequente propagação da doença.

Benefícios nas relações profissionais

Por fim, as vantagens da radiologia digital vão muito além da automatização das atividades. Ela te torna um profissional reconhecido no mercado, eco-responsável, e com a possibilidade de ser beneficiário de grandes empresas que adotam essa cultura.

Nesse sentido, vale citar o relacionamento diferenciado que muitas empresas e organizações do segmento buscam oferecer a radiologistas e dentistas fidelizados, através de parcerias entre nomes do mercado.

Esse é o caso das vantagens de ser um associado da ABRO, o que credencia profissionais para obterem uma série de vantagens com outras empresas, entre estes, descontos em aquisições com a Radio Memory.

O mesmo vale para radiologistas clientes da Radio Memory que contam com o iDoc. Nele, a distribuição de exames digitais também proporciona aos dentistas parceiros o acesso a um Clube de Benefícios exclusivo, obtendo bônus dentro do e-commerce da Dental Cremer, que são impulsionados pelo recebimento de novas documentações digitais em seu consultório virtual.

Comprove você mesmo

Compartilhe esse artigo com os seus colegas de profissão e façam juntos parte da transformação digital! Sendo cliente da Radio Memory e associado ABRO, você obtém vantagens exclusivas para o seu negócio, como o Clube de Benefícios do iDoc e também publicações no site, participação em grupos exclusivos e descontos em eventos de empresas parceiras. Clique aqui para se associar à ABRO e conheça todos os benefícios da Radiologia Digital.