Texto traduzido da Newsletter da Revista Dento Maxilo Facial Radiology, páginas 25 e 26.

Queridos colegas,

Nos dias 16 e 17 de julho, 2021, a Associação Latino-Americana de Radiologia e Imaginologia Dentomaxilofacial (ALARID) organizou o evento “ALARID Virtual), o qual aconteceu de forma online devido a situação de pandemia. Professores do Brasil, Chile, Israel, México, Panama, Peru, Turquia, Estados Unidos (EUA) e Reino Unido participaram. Diferentes tópicos de interesse na nossa especialidade foram discutidos. Dr. Margarita Soon, presidente da ALARID, junto com seu time, organizaram esse evento. O congresso teve a participação de aproximadamente 200 participantes de diferentes países da América Latina. Também, aulas, apresentações orais e posters em formato de vídeo de alto nível científico foram apresentados. Durante o evento, havia sala para analisar o passado, presente e o futuro da ALARID. Presidentes anteriores da nossa organização relembraram as origens da ALARID, todos os congressos até hoje, discutiram ideias para o crescimento contínuo da ALARID.

No Brasil, com o progresso da vacinação e a esperança de que em 2022 seja um ano mais seguro, os preparativos para o 11º CONABRO (Congresso Brasileiro de Radiologia Oral) está evoluindo. O evento, que acontecerá em outubro de 2022, em Goiânia, terá o foco na Ciência aplicada ao diagnóstico. O presidente do congresso, Dr. Juliano Bueno destacou que professores nacionais e internacionais foram convidados para discutir sobre tomografia computadorizada (CT), Ressonância magnética (MRI), ultrassonografia e fluxos digitais. Além disso, Dr. Bueno destacou que os organizadores esperam que as condições sanitárias permitam que os participantes possam aproveitar as atrações da cidade, incluindo parques, jardins, lagos, restaurantes e bares.

No segundo semestre de 2021, as clínicas odontológicas e os centros de imagem odontológicos no Brasil tiveram que se adaptar as suas práticas e também os serviços ao cliente para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Apesar da LGPD ter sido publicada no ano de 2018, a aplicação da sanção começou apenas em agosto de 2021 e trouxe mudanças para os serviços de radiologia odontológicos, que já estavam enfrentando as mudanças nos protocolos de biossegurança devido a pandemia.

Nesse contexto, a Associação Brasileira de Radiologia Odontológica desenvolveu protocolos de biossegurança para radiologias odontológicas no início de 2020 e deu início ao programa de orientação focado no melhor caminho para aplicar a LGPD no fluxo das clínicas de radiologia odontológicas. De acordo com o Dr. Barriviera, atual presidente da ABRO, maiores informações sobre esses tópicos podem ser encontradas no novo site da ABRO e canal no YouTube da ABRO.

Na Venezuela, de 6 a 8 de novembro, a Sociedade Venezuelana de Radiologia e Imaginologia Dentomaxilofacial (SVRID) organizou o 4º Congresso, dessa vez online. Professores da Venezuela, Brasil, Peru, Mexico e Estados Unidos, participaram. Aproximadamente 30 posters online foram apresentados, os quais estão disponíveis no canal do SVRID no YouTube. Também, pela primeira vez, um encontro estudantil ocorreu, no qual, estudantes, mestres e doutores na nossa especialidade de diferentes universidades da América Latina (Chile, Peru, Argentina e Brasil), mostraram as principais características dos programas de ensino durante apresentações de relatos de casos. Estamos esperando ansiosamente para ter esses encontros de agora no próximo Congresso Latino-Americano.

Revista na Íntegra