A radiografia periapical faz parte de um dos três tipos de radiografias intraorais existentes: oclusais, periapicais e interproximais. Sua imagem é obtida a partir de um filme ou sensor radiográfico inserido na cavidade oral do paciente, de modo que toda a estrutura dentária e suas adjacências sejam visualizadas. Para uma completa elucidação do segmento avaliado, é necessário que o cirurgião – dentista saiba identificar os reparos anatômicos presentes em cada região, tornando o conhecimento da anatomia radiográfica imprescindível para um correto diagnóstico. Entretanto, por mais que a radiografia periapical nos forneça informações importantes, precisamos ter em mente que os exames radiográficos são métodos complementares sugestivos utilizados para auxiliar no diagnóstico odontológico.

Dentre as principais indicações das radiografias periapicais, podemos citar:

 

Um levantamento periapical completo consiste em 14 radiografias intra orais distribuídas por regiões nas duas arcadas. Cada região tem seus reparos anatômicos que devem ser identificados para não serem erroneamente confundidos com patologias. A seguir vamos falar separadamente de cada região.

ANATOMIA RADIOGRÁFICA DO ÓRGÃO DENTÁRIO

Estão presentes as seguintes estruturas:

 

ESTRUTURAS ANATÔMICAS DA MAXILA

 

Incisivos Laterais e Caninos

 

Pré Molares

 

Molares

 

ESTRUTURAS ANATÔMICAS DA MANDÍBULA

 

Incisivos Inferiores

 

Caninos

 

Pré Molares

 

Molares

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

WATANABE E ARITA. Imaginologia e Radiologia Odontológica. ELSEVIER. WHITE & PHAROAH. Radiologia Oral. Princípios e Interpretação. 5a ed.